sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia Mundial da Dança


 

Dia Mundial da Dança


A SECULT promove no dia 28 de abril (sábado), uma grande programação em comemoração ao Dia Mundial da Dança.

 

O evento terá início às 7 da noite no Teatro Reinaldo Castanheira, com entrada franca.

 

Haverá apresentações de danças da Secult – Espaço Cultural, como: Ballet Clássico Infantil, Dança Folclórica, Hip Hop, Free Step, Dança de Salão, Dança Moderna, Dança Africana e Jazz.

 

Além de você prestigiar, será uma grande oportunidade para conhecer os grupos de danças existentes em nossa cidade, em especial aqueles que são coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura.

 

O Dia Mundial da Dança vem sendo celebrado em 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todas as modalidades de dança.

A comemoração foi introduzida em 1992 pelo Conselho Internacional de Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

Entre os objetivos do Dia Mundial da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

O foco está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contatem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas as escolas, escrevendo redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da arte na vida do ser humano.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

PROJETO TAINÁ NA ESCOLA



Tainá, a pequena guerreira que luta pela floresta amazônica, vai ganhar um novo capítulo nos cinemas. 

Em “Tainá 3 – A Origem”, voltamos no tempo para entender como a menina se transformou em uma destemida defensora do meio ambiente. E, para vivê-la, foi escolhida uma indiazinha de verdade.

Wiranu Tembé, de 5 anos, da aldeia Teko-Haw, em Paragominas, quando descoberta, não sabia nem falar português (sua língua nativa é o tupi). Selecionada entre mais de 3 mil crianças de todo o Brasil, hoje ela é a protagonista do novo filme da série.

Rodado no estado do Pará, com locações em Alter do Chão, “Tainá 3 – A Origem” tem lançamento nacional este ano e sua pré-estreia será em Paragominas, no mês de outubro, na Arena do Município Verde, que contará com a presença da família de Wiranu e de toda a produção do filme, além da imprensa nacional. 

Pautada nesse clima de lançamento, a SECULT, em parceria com a SEMEC, está promovendo a exibição do primeiro filme da saga: “Tainá – Uma Aventura na Amazônia”, protagonizado por Eunice Baia. O Projeto “Tainá na Escola” oportuniza a todas as crianças e jovens da Rede de Ensino Fundamental de Paragominas, conhecer a saga da pequena protetora do meio ambiente, com exibições gratuítas no Teatro Reinaldo Castanheira – Espaço Cultural, durante os meses de abril e maio, com sessões às segundas, quartas e sextas-feira, às 8h30 e às 14h30. No segundo semestre, será a vez da exibição do segundo filme: “Tainá 2 – A Aventura Continua”.

As exibições dos filmes Tainá 1 e 2, também serão levadas aos diversos bairros da cidade, a partir de maio, através do Programa “Cine Mais Cultura”, em parceria com as Associações, para que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer a saga de Tainá, criando com isso, a ambiência para o terceiro filme.

Para saber mais sobre o novo filme, acesse o site:  www.taina3.com.br